Blog

Acompanhe nossas dicas e notícias

Voltar

Casa Verde e Amarela: saiba mais sobre o programa que substituirá o Minha Casa Minha Vida

06 de Janeiro de 2021

O programa Minha Casa Minha Minha Vida está passando por uma reformulação do Governo Federal e a partir de agora, se chama Casa Verde e Amarela. 

Além do nome, o programa passará por algumas mudanças estruturais e redução de juros por categoria para adquirir um imóvel. 

Confira abaixo as principais mudanças do programa habitacional:

 

  • Modalidades de atendimento

Uma das principais mudanças no programa tem a ver com as modalidades de atendimento. Enquanto o MCMV atuava, somente, com produção habitacional, o Casa Verde e Amarela atuará em diversas modalidades, como regularização fundiária e produção habitacional financiada.

Imagem: Ministério do Desenvolvimento Regional

 

  • Taxas de juros

Quem vive na nossa região, não perceberá nenhuma diferença em relação às taxas de juros para financiar um imóvel. 

Isso, porque a principal mudança do programa é que anteriormente a taxa de juros era única para todo o Brasil e variava de acordo com as faixas de renda aceitas pelo programa. Agora no Casa Verde e Amarela, as taxas de juros vão variar de acordo com a faixa de renda e com o estado onde o imóvel está localizado. 

Ou seja, se você está planejando financiar seu imóvel no estado de Minas Gerais, pode ficar tranquilo, pois as taxas de juros e condições de pagamento continuam as mesmas já adotadas anteriormente.

Imagem: Ministério do Desenvolvimento Regional

 

Houve também uma redução da taxa para moradores do Norte e Nordeste, com o intuito de ampliar a abrangência de pessoas beneficiadas nessas regiões.

 

  • Renegociação de dívida 

De acordo com os dados do governo federal, há cerca de 40% de inadimplência das famílias da atual faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. Portanto, mais uma das mudanças do Casa Verde e Amarela será permitir a renegociação das dívidas por essas famílias, através de um mutirão de renegociação, que ocorrerá após a pandemia de coronavírus.

 

  • Como ficam os imóveis já financiados pelo Minha Casa Minha Vida? 

Quem já tem um imóvel financiado pelo Minha Casa Minha Vida, não precisa se preocupar, pois tudo será mantido normalmente. As taxas de juros e valores das prestações dos imóveis não sofrerão nenhum impacto com a criação do novo programa.

 

  • E o uso do FGTS?

Segundo as atualizações do Governo, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) continuará sendo a principal fonte de recurso dos financiamentos habitacionais. Então, se você tinha planos de utilizar o FGTS como entrada do seu apê, pode ficar despreocupado! Esse não será um ponto de mudança dentro do novo programa.

E aí, gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com outras pessoas que também poderão achá-lo útil. Aproveite também para conferir outras postagens do Blog da DMC Construtora!

Voltar

Comentários

Whatsapp