Blog

Acompanhe nossas dicas e notícias

Voltar

Como se planejar financeiramente para adquirir um imóvel

20 de Janeiro de 2020

Comprar um apartamento ou casa própria é um marco importante na vida de qualquer um. Afinal, morar em algo seu é representa também investir melhor seu patrimônio e garantir mais estabilidade para sua família no futuro.

Por isso, se comprar um imóvel está nos seus planos, mas se planejar para sair do aluguel está mais complicado do que você imaginava, preste atenção às dicas que reunimos para ajudá-lo nos passos iniciais e se organize financeiramente, para investir no imóvel dos seus sonhos.

CONHEÇA SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

O primeiro passo para planejar suas finanças é saber como anda sua atual situação financeira. Ano tem um caderno, planilhas ou aplicativos todos as suas despesas e receitas, para saber de onde vem o seu dinheiro e como ele é gasto.

Assim, você conseguirá identificar quais são suas dívidas, onde cortar despesas e preparar suas finanças para poupar.

TRACE PEQUENAS METAS DE ECONOMIA

Seu objetivo final é comprar um imóvel, mas antes disso, é necessário traçar metas menores como: renegociar dívidas, poupar um valor mensal ou diminuir o valor da fatura do cartão de crédito, para que você possa manter a disciplina e o foco na economia.

AVALIE O VALOR DAS PRESTAÇÕES

Para quem pensa em financiar seu apartamento ou casa própria, é recomendado avaliar o quanto o valor da parcela vai impactar na renda da sua família, sem comprometer demais a qualidade de vida e os sonhos da família, principalmente porque se trata de um investimento de muitos anos. O ideal é que esse valor nunca comprometa mais de 30% da renda mensal familiar líquida com a prestação da casa própria.

CONHEÇA AS OPÇÕES DE FINANCIAMENTO

O financiamento é, sem dúvida, a opção mais escolhida pelos brasileiros para adquirir a casa própria e, é justamente por isso, que existem diversos tipos de financiamento diferentes, com juros e condições variadas e que podem se adequar melhor a seu perfil e às suas necessidades.

Conheça todas as opções de financiamento disponíveis para o imóvel desejado e dê preferência para construtoras e imobiliárias filiadas ao Minha Casa Minha Vida: bit.ly/36bPPP0, programa habitacional do Governo Federal que oferece juros menores e condições viáveis de pagamento para famílias com renda mensal de até R$ 6.500,00.

POUPE PARA A ENTRADA

Economizar um valor para dar de entrada no imóvel, além de favorecer o seu poder de negociação, ajuda a diminuir a quantidade e o valor das parcelas, caso seu objetivo seja financiar o imóvel. Neste caso, quanto maior o valor de entrada, mais baixos poderão ser os juros e menores as parcelas a serem pagas.

Caso não seja utilizado na entrada do imóvel, este dinheiro também poderá ser usado para fazer melhorias no imóvel e deixá-lo mais adaptado para as necessidades da sua família, sem comprometer o seu orçamento.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da DMC Construtora e confira mais conteúdos como este, para ficar cada vez mais perto do seu sonho do imóvel próprio.

Aproveite também para acessar o nosso site e conhecer os empreendimentos que disponibilizamos para Patos de Minas e região.

Voltar

Comentários

Whatsapp