Blog

Acompanhe nossas dicas e notícias

Voltar

DICAS PARA ESCOLHER A ILUMINAÇÃO CERTA PARA A CASA

22 de Julho de 2021

Para deixar o seu cantinho mais aconchegante, é necessário dar atenção a cada detalhe, tudo precisa ser pensado para deixá-lo do seu jeito e a iluminação é uma das partes mais importantes para qualquer moradia mais confortável. 

 

Além de fornecer luz à noite, uma casa bem iluminada também aproveita a luz natural e distribui os pontos de luminosidade nos ambientes certos. 

 

E para ajudá-los nessa missão, separamos algumas informações úteis, para que você entenda mais sobre como escolher a iluminação ideal para sua casa ou o seu apê. 

 

TIPOS DE ILUMINAÇÃO

 

Utilizar a iluminação correta, distribuir corretamente as luzes e variar a intensidade ou cor das luzes, pode proporcionar uma decoração mais interessante para o seu lar. 

 

Existem quatro tipos de iluminação e cada uma tem um objetivo e uma aplicação mais adequada. Confira quais são:

 

  • Luz Natural

 

Foto: Casa e Jardim

 

A luz natural  é essencial para dar vida ao ambiente, ela entra pelas portas e janelas, variando de intensidade com o passar do dia. 

 

  • Iluminação ambiente

 

Foto: Habitissimo

 

A iluminação ambiente é aquela iluminação do ambiente, geralmente fica no teto e pode aparecer em lustres, spots, plafons e sancas de gesso. 

 

Também pode ser composta de apenas um ponto (no centro do cômodo) ou distribuída em trilhos de lâmpadas e vários spots.

 

  • Iluminação específica

 

Foto: Casa e Jardim

 

Este tipo de iluminação é usado para iluminar uma pequena parte do ambiente. Geralmente, é feito com uma luminária ou arandelas para possibilitar a utilização do espaço iluminado, como uma luminária na mesa de cabeceira, por exemplo. 

 

  • Iluminação de realce

Foto: Casa e Jardim

 

É utilizada para dar destaque a algum objeto ou área de exibição, criando um ponto para destacar um objeto ou área de interesse na decoração. Um bom exemplo de iluminação de realce é o uso de spots de LED para iluminar quadros.

 

CORES E TEMPERATURAS DA ILUMINAÇÃO

 

Foto: Blog Fast Life

 

Além dos tipos de iluminação, também existem cores e temperaturas para acrescentar ao seu projeto de iluminação. 

 

Nesse caso, a cor diz respeito à tonalidade da lâmpada, que podem ser mais quentes e amareladas ou mais frias e azuis. Entenda abaixo cada um dos tons e como aplicá-los:

 

  • Branco quente

Com um tom mais amarelado, dá ao ambiente mais aconchego e relaxamento, sendo a preferida para quartos, sala de estar e jantar.

 

  • Branco frio

São luzes mais claras, com um brilho mais azul. É ideal para banheiros, cozinhas, escritórios e também outros locais em que as pessoas precisarão de mais atenção para fazer determinadas tarefas.

 

  • Branco neutro

Levemente amarelada, a iluminação neutra é uma intermediária entre os tons branco frio e branco quente, tanto em cor quanto em sensações. É bastante utilizada em espaços comerciais por proporcionar ser mais clara e sem exageros.

 

E aí, gostou destas dicas? Dê uma olhada em outros posts do nosso blog e conte para nós como a iluminação da sua casa vai ser a partir de agora.

Voltar

Comentários

Whatsapp